C.R.I.S.E  = Criar Recursos de Incentivo e Soluções Especiais para os varejistas e consumidores.

Isso mesmo a nossa C.R.I.S.E.  deve ser sempre  positiva!

Enquanto uns choram e lamentam outros vendem lenços”. Quem nunca ouviu esta frase ?

Os problemas estão ai e não vão mudar se nós nada fizermos. Por isto temos que rebater a atual crise brasileira com a “nossa  C.R.I.S.ECriando Recursos de Incentivo e Soluções Especiais “para mudar este cenário

Imagine um consumidor já preocupado com o aumento de preços do mercado, dos serviços, da inflação e da eminência de um possível desemprego, chegar numa loja de ambiente triste e depressivo, com prateleiras mal abastecidas ou bagunçadas, sem “vida” e sem “alegria” ? Se ele comprar algo vai ser só por necessidade e na hora de pagar vai fazê-lo com pesar e retornar ao seu lar tão triste ou pior do que chegou à sua Loja. Não é isso que queremos.

Numa época de crise o que todos querem é “fugir” deste fantasma do pessimismo. Todos nós buscamos a todo o tempo  uma “indulgência”  ou varias maneiras para nos aliviarmos de tantas pressões e coisas que não queremos enfrentar, mas que fazem parte do nosso dia a dia, não temos como fugir. “ A dor é inevitável mas o sofrimento é Opcional” Tim Hansel

Esta “indulgência” quer dizer que , vamos   nos “presentear” de alguma  forma para nos  aliviarmos das atuais preocupações. Muitos querem relaxar, beber com os amigos,se reunir com a família, comemorar datas especiais, etc. Tudo para esquecer das dificuldades.Tudo isto para  criar uma  “cadeia de virtudes”, fazer com que saiamos de um “ciclo vicioso” de problemas para uma “espiral virtuosa “, uma escala de Oportunidades.

O papel do varejista é também participar deste momento onde o foco principal  é o “processo motivacional”. Utilizar de ações comerciais voltadas não só a premiações  materiais como bônus, descontos e prêmios  mas também voltadas  ao “relacional” entre o lojista e seus consumidores.

A ambientação, os serviços em geral e o atendimento  são detalhes de grande importância para que esta relação, agora mais do que nunca, tenha um resultado positivo. O Ser humano é gregário por natureza e gosta de fazer parte de grupos que seja reconhecido por suas qualidades. O reconhecimento , a maior proximidade entre a empresa e o cliente e ações que o façam  se “sentir valorizado” são atitudes  que aumentam a estima de cada um de nós clientes e os colaboradores  de uma determinada loja.

Na contra-mão da crise e a favor da “nossa C.R.I.S.E.” oferecendo aos seus clientes uma experiência de uma loja alegre, repleta de interatividade e “vida” é um grande diferencial.

Numa época destas de baixa venda a 1ª coisa que a indústria quer fazer é reduzir seu quadro de funcionários e diminuir serviços terceirizados. Dispensar seus promotores, parar com ações de demonstração e degustação, tudo para reduzir seus custos. Ai é que está o erro. Como se fazer presente,como agradar e  “conquistar” seus consumidores e torná-los seus aliados sem atuarmos para isto?

Quando um cliente é atendido numa seção de sua loja, na frente de caixa  ou abordado no ponto de venda por um bom “profissional de relacionamento”, gera uma relação instantânea de atenção , curiosidade e respeito. E , se o profissional for bem treinado, aparece ainda  uma grande oportunidade de reforço da “relação de consumo” com a sua marca. Este “testemunhal” de forma bem feita e positiva é uma das ações que aumenta este motivacional de seu estabelecimento comercial.

Grande exposições de produtos, forte trabalho de degustação e abordagem ações promocionais e etc. , dão nova vida a sua loja e garantem um ambiente de positivismo para quem estiver na Loja, tanto os clientes quanto seus colaboradores. O otimismo contagia também. Pensem nisso !

E você já percebeu como lidar com a sua  C.R.I.S.E.